A) Ser capaz de compreender e integrar-se no contexto técnico em que exerce a sua actividade:
•a população activa;
•o mundo do trabalho e os sistemas de formação;
•o domínio técnico-científico e/ou tecnológico, objecto da formação;
•a família profissional da formação;
•o papel e o perfil do formador;
•os processos de aprendizagem e a relação pedagógica;
•a concepção e a organização de cursos ou acções de formação.
B) Ser capaz de adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos de formandos.
C) Ser capaz de planificar e preparar as sessões de formação, nomeadamente:
•analisar o contexto específico das sessões – objectivos, programa, perfis de entrada e de saída, condições de realização da acção;
•conceber planos das sessões;
•definir objectivos pedagógicos;
•analisar e estruturar os conteúdos de formação;
•seleccionar os métodos e as técnicas pedagógicas;
•conceber e elaborar os suportes didácticos;
•conceber e elaborar os instrumentos de avaliação.
D) Ser capaz de conduzir/mediar o processo de formação/aprendizagem no grupo de formação, nomeadamente:
•desenvolver os conteúdos de formação;
•desenvolver a comunicação no grupo;
•motivar os formandos;
•gerir os fenómenos de relacionamento interpessoal e de dinâmica de grupo;
•gerir os tempos e os meios materiais necessários à formação;
•utilizar os métodos, as técnicas, os instrumentos e os auxiliares didácticos.
E) Ser capaz de gerir a progressão na aprendizagem dos formandos, nomeadamente:
•efectuar a avaliação formativa informal;
•efectuar a avaliação formativa formal;
•efectuar a avaliação final ou sumativa.
F) Ser capaz de avaliar a eficiência da formação, nomeadamente:
•avaliar o processo formativo;
•participar na avaliação do impacto da formação nos desempenhos
profissionais.
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