quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Competências do Formador

A) Ser capaz de compreender e integrar-se no contexto técnico em que exerce a sua actividade:

•a população activa;

•o mundo do trabalho e os sistemas de formação;

•o domínio técnico-científico e/ou tecnológico, objecto da formação;

•a família profissional da formação;

•o papel e o perfil do formador;

•os processos de aprendizagem e a relação pedagógica;

•a concepção e a organização de cursos ou acções de formação.

B) Ser capaz de adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos de formandos.

C) Ser capaz de planificar e preparar as sessões de formação, nomeadamente:


•analisar o contexto específico das sessões – objectivos, programa, perfis de entrada e de saída, condições de realização da acção;

•conceber planos das sessões;

•definir objectivos pedagógicos;

•analisar e estruturar os conteúdos de formação;

•seleccionar os métodos e as técnicas pedagógicas;

•conceber e elaborar os suportes didácticos;

•conceber e elaborar os instrumentos de avaliação.

D) Ser capaz de conduzir/mediar o processo de formação/aprendizagem no grupo de formação, nomeadamente:

•desenvolver os conteúdos de formação;

•desenvolver a comunicação no grupo;

•motivar os formandos;

•gerir os fenómenos de relacionamento interpessoal e de dinâmica de grupo;

•gerir os tempos e os meios materiais necessários à formação;

•utilizar os métodos, as técnicas, os instrumentos e os auxiliares didácticos.

E) Ser capaz de gerir a progressão na aprendizagem dos formandos, nomeadamente:

•efectuar a avaliação formativa informal;

•efectuar a avaliação formativa formal;

•efectuar a avaliação final ou sumativa.

F) Ser capaz de avaliar a eficiência da formação, nomeadamente:

•avaliar o processo formativo;

•participar na avaliação do impacto da formação nos desempenhos
profissionais.

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